Inaugurada em 1948, a Escola Rural Particular Alice Weiszflog criada e mantida pela Melhoramentos – companhia de capital aberto que atua diretamente ou por meio de suas controladas nos segmentos Editorial, Florestal e Patrimonial – é referência em educação de qualidade em Camanducaia (MG), onde a empresa mantém sua unidade de produção e já formou mais de 10 mil crianças desde sua inauguração. Com a volta das aulas 100% presenciais desde 25/10, a escola fará uma festa com seus alunos para comemorar seu aniversário, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Desde 1999 a escola Alice Weiszflog mantém parceria com a Prefeitura Municipal de Camanducaia, promovendo o atendimento de todas as séries da Educação Infantil e Ensino Fundamental, admitindo as crianças na pré-escola, a partir dos quatro anos de idade, até o 9º ano.
Ainda como parte das comemorações, em 12 de novembro a escola será aberta aos pais e familiares dos alunos de 3º, 4º e 5 º anos para a apresentação de teatro, maquete, poesia e caixa mágica sobre o projeto literário do livro “A Caixa Preta”, do autor Tiago de Mello Andrade – em parceria com a Editora Melhoramentos – que participará de um “bate papo” com os alunos nos dias 13 e 14 de novembro.
Totalmente gratuita para os alunos, a Escola Alice Weiszflog foi criada inicialmente para atender aos filhos dos colaboradores da Melhoramentos, porém ao passar dos anos, a empresa ampliou o atendimento para oferecer formação educacional às crianças da região, que atualmente representam 85% dos alunos da rede de ensino local.
A instituição é mantida pela Melhoramentos e, em parceria com a prefeitura Municipal de Camanducaia, contribui com a contratação do corpo docente, materiais escolares e acesso à educação para as crianças até o 5º ano. Além disso, a empresa cede a estrutura da escola para que a prefeitura também possa atender alunos do 6º ao 9º ano.
A escola dispõe de oficina pedagógica, auditório para atividades, biblioteca com acervo diverso, além de uma programação periódica extracurricular de palestras sobre saúde, higiene, artes e meio ambiente. Também conta com sala de informática, brinquedoteca e biblioteca.
Além das crianças, a escola também oferece às famílias dos alunos oficinas de artesanato para ajudar na geração e aumento da renda familiar.
Para levar mais informações sobre educação ambiental, a escola promove o projeto Eco Melhor, desenvolvido pela Melhoramentos desde 2010, trazendo aos alunos palestras, visitas e dinâmicas ministradas pela equipe de Sustentabilidade da empresa.
Em 2020, com a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia, a Escola manteve a qualidade e o atendimento às crianças com aulas e reforço escolar on-line e com o envio de materiais didáticos aos alunos em suas residências.
“Comemorar 73 anos da Escola Rural Particular Alice Weiszflog é para a Melhoramentos um motivo de orgulho e reflete exatamente nosso propósito maior de ‘Fazer crescer para melhorar o amanhã’. Por conta disso, muitos dos nossos alunos se tornam nossos colaboradores”, destaca Karin Neves, Diretora Jurídica, de Sustentabilidade e de Pessoas da Melhoramentos.
Sobre a Melhoramentos
A Companhia Melhoramentos de São Paulo é uma companhia de capital aberto que atua diretamente ou através de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário.
A Melhoramentos se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios. Segue comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, agregando valor aos seus produtos, serviços e empreendimentos. Fundada há 130 anos, a Melhoramentos tem sua sede em São Paulo e unidades de produção nas cidades de Camanducaia (MG), Bragança Paulista (SP) e Caieiras (SP). Para mais informações, acesse: www.melhoramentos.com.br.